Santarém

Câncer de pulmão é tema de palestra educativa no Hospital Regional do Baixo Amazonas

Palestra de conscientização sobre o câncer de pulmão foi realizada sexta-feira (19) no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém. A ação integra a campanha Agosto Branco, que alerta sobre a saúde dos pulmões e a importância da prevenção e detecção precoce da doença.

A ação é uma iniciativa da diretoria Assistencial, por meio do setor de Enfermagem, em parceria com a Assistência Social, voltada para pacientes e acompanhantes presentes no ambulatório de oncologia da unidade, que pertence ao governo do Estado e atua como referência em oncologia na região do Baixo Amazonas.

O tabagismo é considerado o principal fator de risco para o câncer de pulmão. De acordo com o Ministério da Saúde, em cerca de 85% dos casos diagnosticados, a doença está associada ao consumo de derivados de tabaco. O órgão federal estima que esse é o terceiro tipo de câncer mais comum em homens, e o quarto em mulheres no Brasil, sem contar o câncer de pele não melanoma.

“Levando em consideração a grande incidência do câncer de pulmão, vemos a necessidade de compartilhar essas informações com o público, visto que ainda existem muitas dúvidas a respeito da doença, por vezes descoberta tardiamente. Com o diagnóstico precoce, as chances de resposta ao tratamento são melhores”, enfatiza Carla Sousa, enfermeira do ambulatório de oncologia do HRBA.

Para Francinete Weil, Assistente Social do HRBA, o momento foi importante para, além de conscientizar sobre a doença, difundir informações sobre o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), e os serviços de quimioterapia, radioterapia e acompanhamento ambulatorial disponibilizados pela unidade.

“A recepção dos pacientes foi bastante proveitosa, pois conseguimos sanar muitas dúvidas, principalmente em relação ao encaminhamento para realização do tratamento via SUS”, destaca a profissional.

2 de 2
Acompanhantes e pacientes participaram de palestra sobre prevenção do câncer de pulmão — Foto: Divulgação / Pró-Saúde

Acompanhantes e pacientes participaram de palestra sobre prevenção do câncer de pulmão — Foto: Divulgação / Pró-Saúde

Camila Barral, diretora Assistencial do Regional do Baixo Amazonas, destaca a importância destas ações para trazer informações diretamente ao paciente no contexto do ambiente hospitalar.

“Um dos pilares que regem os serviços prestados pela Pró-Saúde em suas unidades gerenciadas, se dá através da humanização, onde esse paciente se sente acolhido pelos serviços de assistência social e de toda equipe multidisciplinar, além de receber informações como as difundidas hoje, que despertam nele a vontade de realizar exames e consultas de prevenção”.

“Eu achei muito importante receber essas informações enquanto espero o meu atendimento, porque não é uma espera ociosa. Sem dúvida, contribuiu para que eu ganhe conhecimento e possa compartilhar com meus amigos e familiares”, declara Maria Sousa, paciente oncológica do HRBA.

 

* Esta postagem não reflete, necessariamente, a opinião do portal Fala Santarém

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo