Em uma operação decorrente de uma denúncia anônima, a Polícia Militar interceptou uma embarcação no Lago Jauara, onde foram encontrados 193 kg de tambaqui, 18 kg de pirapitinga e 5 kg de pirarucu. Essas espécies estão atualmente sob a proteção da legislação do período de defeso, que proíbe sua pesca e comercialização para assegurar a reprodução. Duas pessoas foram detidas e estão sujeitas a responder por crime ambiental. Com informações do G1 Santarém e Região.
A carga apreendida foi entregue à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que prontamente realizou a doação do pescado a instituições de caridade e hospitais locais, beneficiando o Abrigo João e Maria, o Abrigo Bom Samaritano, entre outros. A Semma também emitiu um auto de infração, com multas que podem atingir o valor de R$ 3 mil para os responsáveis pela embarcação.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Rubson Rodrigues, enfatizou a importância das denúncias de pesca ilegal pela comunidade, ressaltando a colaboração essencial com as forças de segurança e órgãos ambientais para a preservação das espécies durante o defeso. Rodrigues reiterou que o conhecimento das restrições é amplo entre os pescadores e que a preservação é vital para a sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos. O defeso abrange várias espécies, com períodos específicos de proibição, visando a sua conservação e reprodução adequada.