Jeferson Brelaz, de 59 anos, deixou sua cidade natal, Juruti, no oeste do Pará, há dois anos para iniciar um tratamento de hemodiálise no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém. A mudança de cidade e a adaptação à rotina de três sessões semanais são desafios enfrentados por ele e outros pacientes renais crônicos que buscam no HRBA não apenas tratamento físico, mas também apoio para sua saúde mental. Recentemente, um “bingo das emoções” foi organizado para permitir que os pacientes expressassem seus sentimentos e fortalecessem seu bem-estar psicológico. “A gente se sente vivo, não se sente rejeitado. Isso faz com a gente sinta mais vontade de viver a vida, participar e saber que a gente tem valor. É muito importante”, celebrou Brelaz. Com informações do G1 Santarém e Região.
No inovador “bingo das emoções”, cada participante recebeu uma cartela com uma variedade de emoções, como “Bem”, “Confiante”, “Alegre”, “Assustado”, “Ansioso”, “Inseguro”, entre outras. Ao serem sorteadas, as emoções permitiam aos pacientes não só marcar na cartela, mas também compartilhar suas experiências e sentimentos associados a esses estados emocionais. “O tratamento desgasta muito o paciente, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Tem dias que eles estão animados e outros mais tristes. Nossa dinâmica é uma chance para eles expressarem o que sentem e para nós intervirmos, aliviando o sofrimento psíquico”, explicou a psicóloga Neidiane Costa.
O Centro de Terapia Renal Substitutiva (CRTS) do HRBA é um polo de excelência no tratamento de insuficiência renal, atendendo uma população de 1,4 milhão de habitantes de 29 municípios do oeste paraense. Em 2023, a unidade realizou mais de 30.400 sessões de hemodiálise, uma média de 2.500 por mês, distribuídas em quatro turnos ao longo de seis dias da semana. “Sabemos da importância do tratamento de hemodiálise e da rotina exaustiva para os pacientes. Por isso, além do cuidado físico, promovemos atividades lúdicas para cuidar da saúde mental, essencial para uma vida de qualidade”, destacou Gean Francisco Cercal, diretor-geral da unidade. O HRBA, referência em média e alta complexidade, é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e localiza-se na Avenida Sérgio Henn, em Santarém.