Agricultores familiares de Oriximiná têm até o dia 6 de fevereiro para se inscrever no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As inscrições ocorrem na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, situada no Parque de Exposição José Diniz Filho, das 8h às 14h. Os interessados devem apresentar CPF, RG, extrato da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), comprovante de residência e Número de Identificação Social (NIS). Com informações do G1 Santarém e Região.
O município aderiu ao Programa Alimenta Brasil em outubro de 2022, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em parceria com o Ministério da Cidadania e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além do apoio da Secretaria de Estado Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Secretaria Municipal de Assistência Social e a própria Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.
Mayra Franco, coordenadora do PAA em Oriximiná, destaca que o programa é benéfico tanto para os agricultores familiares, pois estimula a produção agrícola, quanto para as pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional, que recebem alimentos de qualidade e sem agrotóxicos. O Alimenta Brasil visa ampliar o acesso à alimentação e fomentar a produção local, comprando alimentos sem licitação de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e comunidades tradicionais, e distribuindo-os a entidades assistenciais, escolas, unidades de saúde e outras instituições.