Os moradores de Santarém portadores de fibromialgia podem solicitar uma carteirinha que assegura atendimento preferencial em filas de instituições públicas e privadas. Para obter o documento, é necessário dirigir-se à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, munidos de laudo médico com o CID M79.7, RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência atualizado e uma foto 3×4 recente. A emissão da carteira ocorre em até 10 dias úteis e tem validade de cinco anos, necessitando renovação após esse prazo. Desde 2022, já foram entregues 230 carteirinhas a pacientes com essa condição. Com informações do G1 Santarém e Região.
O secretário de Saúde, Albino Portela, enfatiza a importância do diagnóstico preciso e do tratamento adequado, disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), para mitigar os sintomas da fibromialgia. Ele destaca que a carteirinha preferencial é uma ferramenta essencial não apenas para garantir um atendimento mais ágil, mas também para promover a conscientização sobre a doença, que muitas vezes é subestimada devido à sua natureza não aparente.
A fibromialgia é uma doença reumatológica caracterizada por dor crônica e sensibilidade em músculos, ligamentos e tendões, além de sintomas como fadiga, distúrbios do sono e problemas intestinais. A condição afeta cerca de 2% da população mundial, sendo mais comum em mulheres de 30 a 50 anos. Embora não exista cura, o tratamento visa aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, que frequentemente enfrentam desafios adicionais devido ao estigma associado à doença.