Iniciativas de Sustentabilidade Transformam a Vida nas Margens do Lago Maria Pixi em Oriximiná

Em uma iniciativa que alia produtividade agrícola à conservação ambiental, moradores do Lago Maria Pixi estão se beneficiando do Projeto de Sistemas Agroflorestais (SAFs), promovido pela Mineração Rio do Norte (MRN). O projeto capacita as famílias locais a cultivarem uma variedade de árvores e culturas agrícolas no mesmo espaço, visando não apenas o aumento da produtividade, mas também a preservação do meio ambiente. Ozeias, um dos participantes, compartilhou sua experiência: “Eu já tinha um plantio e foi onde eu pude ir aprendendo e já colocando em prática o que foi ensinado. Eu fiz o fertilizante como ensinaram, o adubo e todo o resto do processo. Isso nos ajuda no sustento das nossas famílias”. A iniciativa, que envolve a parceria com a Associação das Comunidades das Glebas Trombetas e Sapucuá (ACOMTAGS), busca melhorar a qualidade de vida e estimular a geração de renda, o reflorestamento e a segurança alimentar de aproximadamente 85 famílias das comunidades São Francisco, São Sebastião, São Tomé e Espírito Santo. Com informações do G1 Santarém e Região.

A MRN realizou um levantamento em 2022 para identificar as necessidades dos moradores e desenvolver atividades de Sistemas Agroflorestais (SAFs), Sistemas Integrados de Criação, Roçado e Florestas (CRFs) e Turismo Sustentável de Base Comunitária (TSBC). A programação inclui palestras, oficinas, cursos de capacitação e visitas técnicas, com o intuito de aprimorar as práticas tradicionais e promover a sustentabilidade dos projetos. Raimunda Gemaque Ferreira, coordenadora da comunidade Espírito Santo e uma das alunas dos projetos, expressou sua satisfação: “As atividades foram muito boas. Aprendemos um bocado e isso vai ajudar muita gente”.

O apoio da ACOMTAGS foi fundamental para o sucesso das ações, contribuindo ativamente no desenvolvimento das atividades no território. Tânia Maria Ferreira Castro, representante da associação, destacou a importância do aprendizado adquirido durante a reunião anual de finalização das atividades: “Tivemos a oportunidade de aprender muitas coisas, instruções sobre a floresta, plantio e criação. Informações que serão repassadas aos sócios para que eles possam trabalhar, tirar o seu sustento e colocar o alimento na mesa de todos”. Elessandra Corrêa, analista de Relações Comunitárias da MRN, reforçou o compromisso da empresa com a mineração sustentável e o fortalecimento do relacionamento com as comunidades: “Estes projetos nasceram a partir de uma parceria da MRN com a ACOMTAGS. Essa iniciativa faz parte de diversas ações de desenvolvimento sustentável conduzidas pela empresa na região e tem como objetivo garantir a segurança alimentar e apoiar a geração de renda, associada à preservação ambiental”.

Sair da versão mobile