Alissa Juliana Mota da Costa, estudante de Bacharelado em Agronomia, apresentou o projeto “Aplicação Web para Dimensionamento de Piquetes para Pastejo Rotacionado”, sob a orientação do professor Raimundo Sátiro. A iniciativa, inserida no contexto de iniciação científica e tecnológica, visa atender às necessidades de produtores rurais, profissionais e estudantes do setor de ciências agrárias, além de outros interessados na área. A pesquisa aborda a questão das áreas degradadas e seus impactos negativos nos ecossistemas e na pecuária, propondo uma ferramenta digital para otimizar o uso de insumos agrícolas de maneira sustentável. Com informações do G1 Santarém e Região.
Alissa explicou que o software oferece opções para que o produtor possa gerenciar suas atividades agrícolas com base na tecnologia, uma tendência crescente no agronegócio. A aplicação foi desenvolvida com o intuito de contribuir para a transformação digital do setor e atender às demandas futuras de produção alimentar de forma sustentável. Além disso, o projeto também tem como objetivo enriquecer a formação de outros bolsistas que fazem parte do Grupo de Pesquisa e Tecnologia Agrícola, liderado pelo professor Sátiro, onde são desenvolvidos diversos softwares voltados para as ciências agrárias.
O professor Raimundo Sátiro expressou satisfação com os resultados alcançados pelo projeto, que já foi reconhecido pelo Instituto Nacional de Pesquisa e de Informação (INP) e recebeu certificação. O software criado busca facilitar o acesso dos produtores rurais às tecnologias e conhecimentos necessários para uma gestão eficiente e consciente das forragens na área agrícola. Durante a V Jornada Meninas na Ciência, Alissa destacou a relevância do evento como um espaço de inspiração e valorização das mulheres na ciência, onde podem compartilhar experiências e encorajar outras jovens a perseguirem carreiras científicas. A presença de Alissa e do professor Sátiro no evento também serviu para promover a pesquisa científica do IFPA Santarém e reforçar o papel da mulher na ciência.