Investigação em Andamento: Febre Oropouche Sob Suspeita em Monte Alegre

Em Santarém, um alerta foi emitido pelas autoridades de saúde após a identificação de casos suspeitos de Febre Oropouche, uma doença viral transmitida por mosquitos, cujos sintomas se assemelham aos da dengue. A coordenadora da Vigilância em Saúde, Nely Pimentel, revelou que testes realizados em indivíduos que apresentavam sintomas típicos da dengue resultaram negativos, o que suscitou preocupações. Para uma análise mais aprofundada, amostras foram enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen-PA) na segunda-feira (4). Com informações do G1 Santarém e Região.

A Febre Oropouche é uma preocupação de saúde pública, conforme informações do Ministério da Saúde. A transmissão ocorre principalmente através da picada de mosquitos infectados, que, após picarem um hospedeiro já infectado, carregam o vírus em seu sistema por alguns dias, podendo então transmiti-lo a pessoas saudáveis. Os sintomas incluem dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia, semelhantes aos observados em doenças como dengue e chikungunya.

Diante do cenário, medidas estão sendo tomadas para enfrentar a ameaça da Febre Oropouche, incluindo a implantação de centros de atendimento exclusivos para pessoas com sintomas de dengue em Monte Alegre e a realização de forças-tarefa por agentes de endemias para identificar focos do mosquito Aedes Aegypti. A Sespa confirmou o primeiro caso de morte por dengue no Pará, aumentando a urgência das ações de prevenção e controle dessas doenças transmitidas por mosquitos.

Sair da versão mobile