Em Belterra, a Secretaria Municipal de Saúde tem priorizado atendimentos essenciais, como cirurgias gerais e exames de mamografia e ultrassonografia, por meio de agendamentos realizados pelo setor de regulação. Essa medida visa atender a demanda reprimida de pacientes com casos de maior urgência. Além disso, outros serviços médicos especializados e exames são oferecidos conforme a disponibilidade diária, atendendo a população por ordem de chegada. Com informações do G1 Santarém e Região.
A chegada do barco hospital Papa Francisco tem sido uma benção para os moradores de Belterra, especialmente para aqueles como Nathalia Santos, que destacam a importância desse acesso facilitado a consultas com especialistas, uma realidade rara devido à escassez de médicos na região. “Eu vim aqui em busca dos serviços de saúde e graças a Deus fui atendida. Agradeço à Prefeitura, à Secretaria de Saúde e à equipe do barco pela atenção e o empenho em atender a todos. E convido a quem ainda não veio, que ainda dá tempo”, expressou Santos.
Desde 2019, o Projeto do Barco Hospital Papa Francisco, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) em parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis Na Providência de Deus, tem levado atendimento de saúde às comunidades ribeirinhas por todo o Pará. O projeto, que conta com parcerias estratégicas, busca oferecer uma ampla gama de serviços médicos, suprindo as necessidades de uma parcela da população que enfrenta dificuldades significativas para acessar cuidados de saúde essenciais.