Entre os dias 8 e 10 de novembro, a cidade de Óbidos registrou um acumulado de 124,2mm de chuvas, conforme informações da Defesa Civil. Apesar de não haver relatos de incidentes graves, a entidade tem reforçado o monitoramento em cinco áreas de risco identificadas, especialmente durante este período chuvoso. As áreas sob vigilância incluem o Porto de Cima, no centro da cidade, áreas próximas à AABB no bairro Santa Terezinha, e no bairro Perpétuo Socorro, especificamente nas Travessas 4 e 5. Com informações do G1 Santarém e Região.
Na manhã de quinta-feira (11), a equipe da Defesa Civil também verificou as condições da Rua da Cabanagem, no bairro São Francisco, e de um trecho da Rua Lauro Sodré, que está em obras, situada entre os bairros Cidade Nova e Fátima. Segundo Jamerson Amaral, coordenador da Defesa Civil Municipal, as inspeções são realizadas in loco pelos agentes, com o suporte da Secretaria de Infraestrutura, que disponibiliza maquinários e pessoal para a recuperação das áreas mais afetadas, visando a prevenção de acidentes e a proteção da população.
Diante das fortes chuvas, a coordenadoria municipal de Proteção e Defesa Civil emitiu orientações cruciais para a segurança dos moradores. Recomenda-se que a população permaneça em locais seguros até que as chuvas cessem, evite atravessar ruas alagadas ou áreas inundadas, tanto a pé quanto de carro, desconecte aparelhos eletrônicos, não utilize o celular enquanto carrega e mantenha distância de áreas abertas ou encostas. Para dúvidas ou relatos de incidentes relacionados às chuvas, os cidadãos podem contatar a Ouvidoria da Prefeitura de Óbidos pelo telefone (93) 99115-8259.