Em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) realizou a entrega de uma variedade de produtos frescos, incluindo maracujá, limão, mamão, milho, pepino, abacaxi e melancia. A distribuição aconteceu na Quadra de Esportes do Nogueirão, localizada no bairro Esperança, beneficiando principalmente as famílias inscritas no Cadastro Único e beneficiárias do Bolsa Família. Este programa de transferência de renda do governo federal é essencial no combate à pobreza. “O PAA tem sido essencial para mim e para minha família. É um suporte que temos, que nos ajuda muito. A gente leva esses produtos pra casa, de qualidade, já não é preciso comprar e o dinheiro rende. A Prefeitura está de parabéns”, compartilhou a dona de casa Raimunda dos Santos. Com informações do G1 Santarém e Região.
O PAA tem como objetivo principal promover o acesso à alimentação de qualidade e incentivar a agricultura familiar. Por meio da compra direta de alimentos de produtores locais, sem necessidade de licitação, o programa destina esses produtos a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, bem como àquelas atendidas pela rede socioassistencial. Essa iniciativa representa uma ação conjunta do Governo Federal e da Prefeitura de Mojuí dos Campos, visando a inclusão produtiva rural das famílias do município.
A distribuição de frutas e verduras vai além do atendimento às necessidades nutricionais, promovendo também a inclusão social e econômica, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade. “O PAA fortalece os laços comunitários, contempla os nossos agricultores, cria oportunidades de emprego e renda. Faz toda a diferença na vida da nossa população”, afirmou Adrielly Lima, primeira-dama e secretária municipal de trabalho e assistência social. A entrega dos alimentos foi acompanhada pelo prefeito Marco Antônio Lima (MDB), que destacou o PAA como uma bênção para Mojuí dos Campos, proporcionando alimentos frescos e saudáveis e promovendo o desenvolvimento econômico local e a valorização da produção dos agricultores familiares. “Este programa não apenas alimenta pessoas, mas também nutre esperanças e fortalece o nosso município. Estamos comprometidos em continuar apoiando essa iniciativa em prol da nossa população”, destacou o prefeito.