Abril é reconhecido internacionalmente como o mês de conscientização do autismo, uma época dedicada a promover a compreensão e aceitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este ano, as atividades iniciaram com o lançamento do sistema Inovador Digital pelo Núcleo de Políticas Públicas, coordenado por Marcicley Nogueira. Essa ferramenta digital facilita a emissão de carteiras municipais de identificação para pessoas com TEA, assegurando-lhes prioridades essenciais. “No dia 2 de abril, dia mundial de conscientização sobre o autismo, lançamos essa ferramenta que promove mais autonomia e reconhecimento para o público TEA”, destacou Nogueira. Com informações do G1 Santarém e Região.
O envolvimento do município em eventos de âmbito estadual e nacional, como a conferência estadual de direitos da pessoa com deficiência, além de ações educativas e profissionais, reforça o compromisso com a inclusão. A campanha de conscientização deste ano foi avaliada como extremamente positiva pela advogada Cibele Diniz, presidente do TEA Tapajós. “A união e os esforços conjuntos entre diversas entidades possibilitaram a realização de uma caminhada de conscientização com mais de 2.500 participantes, eventos na praça com brincadeiras e uma feira inclusiva”, relatou Diniz. Essas iniciativas não apenas proporcionaram renda para famílias atípicas, mas também ampliaram a visibilidade dos desafios enfrentados por pessoas com autismo.
Para as famílias que se deparam com o diagnóstico de TEA, o caminho pode ser desafiador. No entanto, Cibele Diniz assegura que o suporte continua disponível. “As famílias podem contar com o apoio do TEA Tapajós e outras entidades. Estamos prontos para orientar e apoiar por meio das redes sociais e contatos diretos”, afirmou. Essa rede de apoio é fundamental para navegar pelos desafios do autismo, promovendo uma sociedade mais inclusiva e consciente.