Em Mojui dos Campos, um curso de capacitação promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) visou elevar a qualidade da alimentação escolar oferecida aos estudantes da rede municipal. A iniciativa teve como foco o aprimoramento dos conhecimentos e técnicas dos manipuladores de alimentos, abrangendo desde o recebimento até o consumo final dos alimentos, com o intuito de assegurar sua segurança e qualidade. Com informações do G1 Santarém e Região.
A capacitação abordou uma série de temas cruciais para a manipulação segura de alimentos, incluindo prevenção de doenças transmitidas por alimentos, contaminação cruzada, etiquetagem para identificação e controle de estoque, sanitização, higiene pessoal e do ambiente de trabalho, armazenamento seguro de alimentos, além de orientações sobre o cardápio e planilhas de controle conforme a resolução nº 06/2020, que regula o atendimento da alimentação escolar. A nutricionista Glicilene Evaristo, coordenadora local do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e responsável pelo curso, destacou a importância da iniciativa para promover a saúde e o bem-estar dos estudantes através de uma alimentação segura e nutritiva.
Trinta funcionárias participaram do curso, entre elas Josicleia Aguiar, que atua na escola municipal Frei Rogério, localizada na zona rural do município. Aguiar ressaltou a relevância do aprendizado adquirido para a manutenção da qualidade alimentar e a segurança dos alunos. Ao final da capacitação, os participantes foram certificados, reconhecendo o compromisso com a qualidade e a segurança das refeições servidas, contribuindo assim para o bem-estar dos alunos. A certificação simboliza o reconhecimento da dedicação dos participantes em promover práticas de manipulação de alimentos que garantam a segurança e a qualidade necessárias para a alimentação escolar.