Alter do Chão, uma pitoresca vila balneária situada a 37km de Santarém, no oeste do Pará, está prestes a sediar um evento musical singular: o I Festival de Corais “Vozes pelo Tapajós”. Este festival, marcado para iniciar às 18h30 na praça Sete de Setembro nesta sexta-feira, promete ser uma celebração vibrante da música, da cultura e do amor pela Amazônia. Com informações do G1 Santarém e Região.
Concebido por Magdalena Lara, co-regente do Coral Cantemos Juntos de Alter do Chão, o festival vai reunir cinco grupos corais de Santarém e região. Este encontro de vozes tem como objetivo não apenas a celebração musical, mas também a promoção da conscientização sobre a preservação do Rio Tapajós, um tesouro natural da região. O evento é apoiado pelo Edital de Música da Lei Paulo Gustavo e pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santarém, evidenciando o papel vital da arte e da cultura no desenvolvimento social e na preservação ambiental.
Os participantes, que incluem o Coral Infantojuvenil da Escola Maria do Rosário Barbosa – Irurama (Projeto CAJU), o Coral Cantemos Juntos de Alter do Chão, o Coral do Quilombo Bom Jardim, o Coral Infanto Juvenil da Escola Carequinha e o grupo de Carimbó ‘Cumarú’, apresentarão repertórios que refletem a riqueza cultural da Amazônia, abordando temas como a natureza, a cultura e a identidade regional. O festival culminará com uma emocionante apresentação conjunta, onde todos os corais interpretarão uma canção composta especialmente para homenagear o Rio Tapajós. A entrada para o evento é gratuita, proporcionando uma oportunidade única para celebrar a cultura amazônica através da música.