Santarém

Santarém Antecipa Chuvas Intensas: Previsões Apontam para um Primeiro Trimestre de 2024 Mais Úmido

Em recente entrevista à TV Tapajós, durante o Jornal Tapajós 1ª Edição, o meteorologista e docente da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Lucas Vaz, discorreu sobre o padrão pluviométrico na região e as projeções climáticas para os próximos meses. “Com o término do El Niño, entramos em uma fase mais chuvosa. A partir de janeiro, espera-se um incremento nas chuvas. Nas últimas 24 horas, registramos 56 milímetros e a tendência é de continuidade”, afirmou Vaz. Com informações do G1 Santarém e Região.

Lucas Vaz aponta que, para o primeiro trimestre de 2024, a expectativa é de chuvas mais volumosas, com acumulados que podem atingir até 800 milímetros. O especialista esclarece que esse aumento se deve ao início do inverno e à transição para o fenômeno La Niña, que influencia diretamente o regime de chuvas na região. “As precipitações devem se intensificar até março e abril, o pico do período chuvoso, e permanecer acima da média devido à iminente chegada do La Niña, que deve se estender até setembro ou outubro”, detalhou o meteorologista.

A comunidade pode esperar por um período mais úmido nos próximos dias em Santarém, reforçando a necessidade de preparação para as condições climáticas previstas. A entrevista completa com Lucas Vaz oferece um panorama detalhado sobre as expectativas de chuva na região, essencial para planejamentos a curto e longo prazo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo