Juruti

Peixarias de Juruti Engajam-se em Campanha de Conscientização Durante o Defeso

Em uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a equipe de Educação Ambiental e Fiscalização está em campo para conscientizar vendedores e consumidores sobre as regras do período de defeso. Com o objetivo de proteger as espécies aquáticas em suas fases reprodutivas, os agentes visitam peixarias distribuindo panfletos e dialogando sobre as datas e normativas que regem a proibição da pesca de determinadas espécies. Com informações do G1 Santarém e Região.

Essas ações educativas são complementadas por um esforço de fiscalização para garantir a observância das leis ambientais. A Semma enfatiza que o não cumprimento das normas do defeso pode resultar em sanções, reforçando a importância do respeito a essas medidas para a sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos. A fiscalização será intensificada para prevenir práticas predatórias e assegurar a preservação das espécies.

Entre as espécies protegidas pelo defeso estão o Tambaqui (01/10 a 31/03), Pacu, Jatuarana, Mapará, Pirapitinga, Aracu, Curimatá, Fura-calça e Branquinha (15/11 a 15/03), Pirarucu (01/12 a 31/05) e Acari (01/12 a 30/03). Essas medidas são vitais para manter o equilíbrio biológico e assegurar que as futuras gerações possam também desfrutar dos recursos naturais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo