Santarém

Santarém Amplia Acesso a Medicamentos Fitoterápicos nas Unidades Básicas de Saúde

A milenar sabedoria amazônica no uso de plantas e ervas medicinais ganha respaldo científico e institucional com a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Instituída pelo Ministério da Saúde e regulamentada pelo Decreto Federal n° 5.813, de 22 de junho de 2006, essa política integra remédios baseados em recursos naturais ao Sistema Único de Saúde (SUS). Além de promover a saúde, a iniciativa visa à conservação da biodiversidade e ao desenvolvimento da indústria farmacêutica nacional. Com informações do G1 Santarém e Região.

Irlaine Figueira, secretária de Saúde, destaca os benefícios dos fitoterápicos: são produtos naturais com menos efeitos colaterais, de ação mais suave e culturalmente aceitos na região. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) oferece cinco variedades de fitoterápicos na Atenção Primária à Saúde, entre eles o xarope de Cumaru para sintomas respiratórios, o Maracujá como calmante, o Guaco para afecções das vias aéreas, a Isoflavona de soja para terapia hormonal e a Espinheira Santa para problemas digestivos.

É essencial ressaltar que os fitoterápicos, embora naturais, exigem prescrição e orientação médica para seu uso seguro. Os interessados devem buscar aconselhamento profissional nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para uma utilização responsável e eficaz desses medicamentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo