Estudantes de Escolas Municipais Tornam-se Protetores do Meio Ambiente no Projeto COP 30
Em uma iniciativa pioneira voltada para a educação ambiental, a Escola do Parque, por meio de sua Escola de Educação Ambiental, lançou o Projeto Escolas Ambientais, em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O projeto, que começou com uma fase teórica no auditório da Escola do Parque, se estenderá até o dia 26 de abril, beneficiando alunos de 60 escolas municipais. Após essa etapa, os estudantes participarão de atividades práticas. Para garantir uma ampla participação, as escolas foram organizadas em polos, permitindo que as duas maiores escolas de cada polo, além das turmas de 4º e 5º anos, selecionassem dois alunos para a formação. Com informações do G1 Santarém e Região.
O conteúdo programático abrange temas cruciais como “Eu e o Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Eu”, “Sociedade de Consumo e os Impactos Ambientais”, e “Os Quatro Elementos da Natureza”. Após a conclusão das fases teórica e prática, os alunos serão encorajados a debater com colegas e professores em suas escolas de origem, onde desenvolverão projetos ambientais específicos, aplicando o conhecimento adquirido para promover mudanças positivas no ambiente escolar.
A colaboração com a Ufopa é um dos pilares do projeto, com 15 acadêmicos dos cursos de Biologia, História, Geografia e Ciências apoiando os estudantes sob a orientação da equipe da Escola do Parque. A professora Alice Dias, coordenadora do curso de Licenciatura em Geografia da Ufopa e do Núcleo de Estágio do ICED/Ufopa, ressaltou a importância da prática reflexiva na formação dos professores, alinhada à filosofia de Paulo Freire, que preconiza a inseparabilidade entre ação e reflexão. A professora Flora Aparecida, coordenadora do Projeto Escolas Ambientais, expressou entusiasmo com a realização da COP 30 no estado, enfatizando o papel fundamental das crianças no processo de transformação ambiental e na construção de um futuro sustentável para o planeta.