Ufopa Abre Processo Seletivo Exclusivo para Indígenas e Quilombolas
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) abre oportunidades para candidatos indígenas e quilombolas com processos seletivos especiais (PSEI e PSEQ) para o ano de 2024. As vagas são destinadas a cursos de licenciaturas, bacharelados interdisciplinares e profissionais, distribuídas entre o campus de Santarém e os campi regionais de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. A lista completa dos cursos disponíveis pode ser consultada no site da instituição. Com informações do G1 Santarém e Região.
Os processos seletivos são coordenados pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), com o apoio da Comissão Permanente de Processos Seletivos (CPPS) e da Comissão de Avaliação dos Processos Seletivos Especiais Indígena e Quilombola (Capse). O PSEI oferece 97 vagas, sendo 77 em Santarém e 20 nos campi regionais. Os candidatos serão avaliados em duas fases: uma prova de redação em língua portuguesa e uma entrevista, ambas presenciais e realizadas em diversas cidades da região.
Da mesma forma, o PSEQ disponibiliza 97 vagas para o mesmo conjunto de cursos, com a mesma distribuição entre o campus principal e os regionais. A seleção ocorrerá no dia 25 de fevereiro, por meio de uma prova objetiva e uma discursiva. Os interessados devem ficar atentos aos editais e ao período de inscrição para participar dos processos seletivos.