Santarém

Vestibular da Unicamp em Santarém: Um Marco Histórico com a Participação Inédita de Candidatos Indígenas

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registrou um índice de abstenção de 70% no seu primeiro vestibular indígena realizado em Santarém, Pará. Dos 180 candidatos inscritos, 53 compareceram para realizar as provas. Apesar deste número, a avaliação da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) é positiva, considerando que a média de abstenção em vestibulares indígenas gira em torno de 50%. “Por ser o primeiro ano, talvez esse índice tenha sido um pouco mais elevado”, explicou José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest. A Unicamp, que já realiza esse vestibular há cinco anos, estreou no Pará com expectativas de aumentar a diversidade étnica entre os aprovados. Com informações do G1 Santarém e Região.

Além de Santarém, a Unicamp aplicou provas em outras cidades brasileiras, incluindo Campinas (SP), Campo Grande (MS), Recife (PE), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). No total, foram disponibilizadas 130 vagas. Segundo Freitas Neto, há uma expectativa de que os candidatos de Santarém tenham um desempenho expressivo. “A maioria dos estudantes indígenas vem do Amazonas, mas queremos ver um aumento significativo de aprovados de Santarém”, afirmou, ressaltando o bom preparo dos candidatos da região.

O exame consistiu em 50 questões de múltipla escolha e uma redação, abrangendo as áreas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas. A Comvest Unicamp almeja que, nos próximos vestibulares, mais candidatos da região do Tapajós e outras áreas do Pará participem e sejam aprovados. “Nosso objetivo é oferecer mais oportunidades e valorizar os conhecimentos e culturas dos povos originários”, concluiu Freitas Neto, destacando o compromisso da universidade em realizar uma prova que esteja em diálogo com os saberes indígenas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo