Monte Alegre

Em Monte Alegre, a luta contra a dengue tornou-se uma questão de vida ou morte. Carlucea Ferreira, viúva de Josionilson, relata que o casal procurou assistência médica assim que os primeiros sintomas surgiram, incluindo dores intensas e febre. Josionilson, que já havia enfrentado a dengue e um tratamento para hepatite medicamentosa, não resistiu à doença. Carlucea faz um apelo emocionado por maior responsabilidade na manutenção da limpeza dos quintais, para evitar a proliferação do Aedes aegypti, vetor da dengue. Com informações do G1 Santarém e Região.

O município já contabiliza 323 casos de dengue apenas neste ano, e uma outra morte suspeita de estar relacionada à doença está sob investigação. A Secretaria Municipal de Saúde intensificou o atendimento em unidades descentralizadas e alerta a população para sintomas graves como dor abdominal intensa, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos em cavidades corporais, sangramento de mucosa e hemorragias.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que houve uma redução de 13% nos casos de dengue no estado, comparando-se ao mesmo período do ano anterior, com 1.016 registros até 20 de fevereiro de 2024. Apesar da diminuição, a Sespa reforça a necessidade de vigilância contínua e de ações preventivas contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, para evitar novos surtos da doença.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo