Julgamento do Motorista Acusado de Duplo Homicídio na Caminhada de Fé com Maria ocorre nesta Terça-feira
Na madrugada de 4 de dezembro de 2022, um trágico incidente abalou a 28ª Caminhada de Fé com Maria, evento religioso que partiu de Mojuí dos Campos em direção à catedral metropolitana de Santarém, no oeste do Pará. Sirley Dantas Lira, ao tentar fugir de uma barreira da Polícia Rodoviária Federal, avançou com seu veículo contra os fiéis, resultando na morte de Maria Ângela Gomes Moraes e seu filho Marciro Mendes Moraes, além de ferir mais de 20 pessoas. Com informações do G1 Santarém e Região.
O julgamento de Sirley Dantas, acusado de homicídios qualificados e tentativas de homicídio, será presidido pelo juiz Gabriel Veloso. Apesar dos esforços da defesa em evitar que o caso fosse levado a júri popular, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), em novembro de 2023, decidiu por unanimidade manter a decisão inicial. O processo contará com o depoimento de oito testemunhas, tendo a promotora de justiça Mariana Macedo Dantas na acusação e o advogado Renato Machado Neto na defesa.
Este julgamento também marca a estreia de uma nova iniciativa do TJPA, liderada pela presidente do Tribunal, desembargadora Maria de Nazaré Gouveia, que consiste na transmissão ao vivo dos julgamentos do Júri da Comarca de Santarém. A medida visa aumentar a transparência e o acesso público aos procedimentos judiciais. O atropelamento, além de causar dor e luto às famílias das vítimas, trouxe à tona discussões sobre segurança em eventos públicos e a responsabilidade dos motoristas nas estradas.