Santarém

Fecitba abre portas para jovens cientistas: Ufopa convida estudantes da educação básica a inscrever projetos inovadores

O Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC), ligado ao Instituto de Ciências da Educação (Iced), anuncia a realização da VII Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas – Pará (Fecitba-PA) e da II Fecitba-PA Júnior. O evento, programado para os dias 24 e 25 de outubro, adotará um formato híbrido, com atividades presenciais em Santarém e transmissão ao vivo pelo canal da Feira no YouTube, ampliando o acesso a participantes de diversos municípios da região. Com informações do G1 Santarém e Região.

A Fecitba-PA tem como principal objetivo fomentar a ciência, tecnologia e inovação entre estudantes e professores dos ensinos fundamental e médio, reforçando a iniciação científica no Pará. A edição deste ano inclui também a Fecitba-PA Júnior, focada em estimular a pesquisa científica entre alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental nas escolas do estado. As inscrições para o evento e a apresentação de projetos são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 11 de outubro através do site oficial, exigindo apenas um e-mail pessoal e a criação de uma senha para acesso.

Os projetos de iniciação científica, que podem ser submetidos por estudantes da educação básica com resultados parciais ou finais, devem estar alinhados a uma das áreas de conhecimento do CNPq, incluindo desde Ciências Exatas e da Terra até Linguística, Letras e Artes. Este ano, a feira dará prioridade a projetos que explorem as potencialidades culturais, sociais e ambientais do Pará e da região amazônica. A submissão dos projetos ocorrerá em duas etapas, com prazos específicos para cada nível de ensino, conforme detalhado no site oficial do evento.

Este evento representa uma oportunidade única para jovens cientistas apresentarem suas pesquisas, trocarem conhecimentos e se inspirarem nas diversas possibilidades que a ciência oferece para entender e transformar o mundo ao seu redor.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo