Santarém

Promovendo o Futuro da Agricultura Familiar: O Impacto do PNAE em Óbidos

Em um encontro significativo para o desenvolvimento da agricultura familiar, representantes governamentais, associações, sindicatos e agricultores se reuniram para discutir estratégias de inclusão no programa que visa fornecer alimentos produzidos por pequenos agricultores às escolas. A iniciativa busca não apenas melhorar a qualidade da alimentação escolar, mas também fortalecer a economia local ao promover a produção familiar. Com informações do G1 Santarém e Região.

Roberto Pinedo, secretário de Agricultura, destacou a necessidade de ampliar o alcance do programa entre os agricultores familiares, fornecendo-lhes as informações necessárias para que possam participar ativamente e contribuir com produtos de qualidade para a alimentação escolar. A secretária municipal de Educação, Maria Zilda Bentes, reforçou a importância dessa parceria, apontando os benefícios de uma alimentação mais saudável nas escolas e o impacto positivo na geração de renda para as famílias produtoras.

Em 2023, o município de Óbidos alcançou a marca de 35% de aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com a meta de atingir 100% nos próximos anos. A mobilização para alcançar esse objetivo já começou, com a presidente da Associação Extrativista Jamaracarú, Sidiane da Cruz, expressando o interesse em engajar mais associados no programa. O prefeito Jaime Silva enfatizou a importância de melhorar a produção local e garantir uma fonte de renda sustentável para as famílias, reiterando o compromisso do governo e da sociedade em apoiar essa iniciativa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo