Santarém

Encontro Nacional em História Revela Impactos dos 60 Anos do Golpe no Baixo Amazonas

Em uma iniciativa conjunta do Instituto de Ciências da Educação (Iced) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Baixo Amazonas (Gepehisba), um evento significativo está programado para refletir sobre os 60 anos do Golpe Civil-Militar de 1964, com foco especial na região do Baixo Amazonas. Este encontro visa não apenas revisitar um capítulo crucial da história brasileira, mas também discutir suas repercussões na atualidade e na contínua luta pela democracia. A conferência de abertura será ministrada pela Profa. Dra. Verena Alberti, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), enquanto o Prof. Dr. Rodrigo Patto Sá Motta, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), será responsável pela palestra de encerramento. As atividades, que incluem simpósios temáticos e mesas-redondas, serão realizadas no Auditório Maestro Wilson Fonseca, e os participantes receberão certificados baseados na carga horária das atividades em que se engajarem. Com informações do G1 Santarém e Região.

A programação do evento é diversificada e educativa, abrangendo oficinas que ocorrerão de 2 a 4 de abril, das 9 às 11 horas, em locais a serem definidos na Unidade Rondon. Entre os temas das oficinas estão: “Acervo Digital do Arquivo Nacional e os documentos do SNI em relação à ditadura militar no Pará”; “Discutindo a ditadura civil-militar na educação básica”; e “O que o documento documenta: fontes no ensino de história”. Além disso, nos dias 2 e 3 de abril, das 14 às 17 horas, serão oferecidos quatro simpósios temáticos que cobrem uma ampla gama de assuntos, desde a sociedade, economia e natureza nos séculos XVIII e XIX até o ensino de história, resistências e existências no pós-Segunda Guerra, e a intersecção entre literatura, cinema, quadrinhos e outras práticas culturais.

As mesas-redondas, programadas para ocorrer à noite, das 18 às 22 horas, prometem debates enriquecedores sobre temas como “Educação e educadores em combate”, “A questão agrária na ditadura civil-militar na Amazônia”, e “O desenvolvimentismo na Amazônia pós-golpe de 1964”. Essas discussões noturnas, marcadas para os dias 2, 3 e 4 de abril, oferecem uma oportunidade única para aprofundar o entendimento sobre como eventos históricos moldaram a realidade social, política e econômica da região e do país como um todo. Este evento representa uma ocasião importante para acadêmicos, estudantes e o público em geral refletirem sobre o passado, compreenderem o presente e vislumbrarem um futuro mais democrático.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo