Santarém

Assistência Social Navega até Comunidades Ribeirinhas de Santarém

Nesta terça-feira (16), a comunidade Boa Vista do Tapará recebe a equipe do Cras Ribeirinho e seus parceiros para uma série de atendimentos na escola municipal Nossa Senhora das Graças. No dia seguinte, quarta-feira (17), a ação se desloca para a escola municipal Nossa Senhora do Livramento, situada na comunidade quilombola Saracura. Estas visitas têm como objetivo principal oferecer suporte a crianças e adolescentes em situação de risco, além de fortalecer os laços familiares e combater o abandono e preconceitos, proporcionando proteção social e atendimentos interdisciplinares a moradores de áreas remotas. Com informações do G1 Santarém e Região.

A equipe multidisciplinar envolvida nessas ações inclui profissionais da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), do Cras, do Conselho Tutelar, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) e da Polícia Militar. Juntos, eles oferecem uma gama de serviços essenciais, como atendimento social e psicológico, orientações sobre o Cadastro Único e programas de benefícios sociais, além da emissão de documentos importantes como as Carteiras de Trabalho Digital, do Autista e Interestadual do Idoso.

Para acessar os serviços, os interessados devem apresentar a documentação necessária, que varia de acordo com o tipo de atendimento solicitado. Para o Cadastro Único, por exemplo, são exigidos documentos de todos os residentes na mesma casa, enquanto para a emissão de documentos específicos, como a carteira de trabalho digital ou a carteira do idoso interestadual, são necessários documentos pessoais e comprovantes adicionais. A Assistência Social, como política pública, visa promover a inclusão social e garantir o direito à convivência familiar e comunitária, com foco prioritário nas famílias e indivíduos, organizando-se a partir do território.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo