Programa Saúde na Escola Beneficia Estudantes da Escola Felipe Patroni em Óbidos
Em uma iniciativa que abrange 15 unidades de ensino ao longo do ano letivo, a Escola Felipe Patroni recebeu, nos dias 23 e 24 de abril, uma série de atividades educativas e preventivas, marcando mais uma etapa de um programa que já beneficiou mais de 757 alunos em 2024. “A gente vem fazer saúde dentro da escola junto com a educação. Identificamos as vulnerabilidades dos alunos e abordamos temas que podem dificultar o ensino e aprendizado deles,” destacou Poliana Savino, enfermeira responsável pelo programa. Com informações do G1 Santarém e Região.
Os temas abordados durante as jornadas incluíram o estado nutricional dos estudantes, o uso de álcool e drogas, gravidez precoce, além da busca ativa e atualização da situação vacinal. “Essas são algumas das vulnerabilidades que podemos destacar. Hoje, o nosso foco também é a situação vacinal, com especialidades variadas como nutrição, fisioterapia, educação física e higiene bucal verificando e abordando essas necessidades,” enfatizou Savino. A vice-diretora da Escola Felipe Patroni, Cintia Matos, ressaltou a importância do Programa Saúde na Escola (PSE). “É de fundamental importância para nossos alunos, especialmente na questão da atualização das vacinas. Com todas essas variantes de gripes muito fortes, eles já saem daqui com a caderneta de vacinas atualizada,” disse Cintia.
Além da Escola Felipe Patroni, o cronograma do PSE prevê a inclusão de outras escolas na região, como as escolas Dom Floriano e o Governador Fernando Guilhon, na Vila Curumu, que também receberão as ações de prevenção e educação em saúde. As atividades educativas, que incluem palestras e abordagens direcionadas, visam não só educar, mas também prevenir doenças e promover hábitos de vida saudáveis entre os estudantes.