Ufopa Inaugura Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais em Santarém nesta Quarta-feira
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) inaugura, no dia 23, a sétima edição da Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas-Pará (Fecitba-PA), na Unidade Tapajós, Campus Santarém. Este evento híbrido, aberto ao público e à comunidade acadêmica, tem como objetivo impulsionar a iniciação científica, promovendo ciência, tecnologia e inovação entre estudantes e professores do ensino fundamental e médio, tanto de escolas públicas quanto privadas. Com informações do G1 Santarém e Região.
A abertura do evento será marcada por uma conferência intitulada “Ciência, tecnologia e saberes tradicionais para soluções efetivas nos desafios da Amazônia e o papel da escola e das feiras de ciências”, ministrada pela reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier, a partir das 16h no auditório do Bloco de Salas Especiais (BSE). A edição atual apresentará 98 projetos científicos de estudantes da educação básica, provenientes de nove municípios, incluindo Santarém, Alenquer, Monte Alegre, Prainha, Placas, Belterra, Itaituba, Oriximiná, todos do Pará, e Coari (AM). O evento também contará com palestras interativas, oficinas, minicursos, rodas de conversa, visitas orientadas a pontos turísticos de Santarém e uma exposição sobre o bioma amazônico.
As atividades serão realizadas em diversos locais da Unidade Tapajós, incluindo o auditório do BSE e o Restaurante Universitário. As inscrições, gratuitas para alunos, professores e demais interessados, estiveram abertas até o dia 24 de outubro através do site do evento. A coordenadora da Fecitba-PA, Nilzilene Gomes de Figueiredo, destacou a importância de um evento híbrido para incluir participantes de municípios distantes e adiantou que a edição de 2024 focará nas potencialidades da cultura paraense e nos desafios regionais. A programação inclui ainda a II FECITBA Júnior e a 13ª Mostra Científica do Clube de Ciências da Ufopa, evidenciando o compromisso da universidade com a disseminação do conhecimento científico.