Guy Veloso Desvenda a Intersecção entre Fotografia e Religião em Palestra na Ufopa
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com a organização não governamental Namazônia, promove uma série de atividades culturais e educativas. Entre elas, destaca-se a palestra e a oficina “Do prático ao poético: fotografia documental”, ministrada pelo renomado fotógrafo paraense Guy Veloso. As sessões ocorrerão nos dias 22 e 23 de março, das 8h30 às 13h, na sala 447, 4º piso do Bloco BMT II, Unidade Tapajós, Campus Santarém da Ufopa, e são direcionadas aos estudantes da instituição. Com informações do G1 Santarém e Região.
As atividades fazem parte do projeto “Çairé Festividade Tapajônica 2023”, que celebra a tradicional festa amazônica do Çairé, marcando 50 anos de sua retomada. Este ano, o evento é intitulado “Tradição e Arte em Alter” e busca valorizar as práticas culturais da região do Tapajós. A Namazônia, responsável pela iniciativa, desenvolveu novas práticas educativas que enriquecem o projeto, que conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Equatorial Energia. A realização é uma colaboração entre o Ministério da Cultura, a Prefeitura Municipal de Santarém, a comunidade de Alter do Chão e a Ufopa.
Guy Veloso é um fotógrafo de prestígio no cenário artístico nacional e internacional. Participou da 29ª Bienal de São Paulo em 2010 e da 4th Biennial of the Americas em Denver, EUA, em 2017. Além disso, foi curador-geral de fotografia contemporânea na 23ª Bienal Europalia na Bélgica, em 2011. Suas obras integram acervos de importantes instituições, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Museu Nacional de Belas Artes.